domingo, 1 de maio de 2016

Maio. Bem-vindo!

E mais um mês de inicia, após muitas derrotas,vitórias,fracassos,sucessos,tristezas e alegrias!
Especialmente hoje (01/05), comemora-se o Samhain aqui no Hemisfério Sul e o Beltane no Hemisfério Norte. Mas, como já expliquei em outro post, fica a critério unicamente de vocês qual linha de hemisférios em termos de comemorações seguir. De fato, são duas datas muito importantes para nós Wiccans. Veja os nomes "Samhain e Beltane" linkados que vocês serão redirecionados a outros dois posts que fiz falando sobre os mesmos de forma mais detalhada :) Mas, de forma resumida, Samhain (pronuncia-se SOUEN), é a data onde comemoramos a morte do Deus, e é a festa na qual honramos nossos ancestrais e aqueles que já tenham partido para o País de Verão. Samhain é um dos quatro grandes Sabbats e muitas vezes é considerado o Grande Sabath. Em Samhain, o Deus finalmente morre, mas sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras. A partir do Samhain, se inicia novamente o ciclo da Roda do Ano, sendo assim ele eterno, por isso não o temos essa ideia de ser algo ruim.
Beltane, é um Sabath muito belo e importante para nós, pois celebra-se o casamento entre os Deuses, algumas tradições Wiccans, não se casam nesse mês, pois acreditam ser um mês reservado aos Deuses, já outras tradições também Wiccans contradizem e acreditam ser o melhor mês para se casar, pois já vão meio que no embalo das comemorações, rs. Leia mais sobre Beltane, no link acima, dessa forma você poderá saber mais detalhadamente também.

RITUAL PARA SAMHAIN:

Queima de Pedidos
A Queima de pedidos é um dos rituais tradicionais de Samhain. Nele banimos tudo o que tivemos de negativo e pedimos o que queremos atrair de positivo para o ano mágico que se inicia.
Para isso você vai precisar de:
Dois pedaços de papel em branco;
Um lápis;
Álcool de cereais;
Folhas de louro;
Seu Caldeirão.
Num dos papéis escreva tudo aquilo que você quer afastar de sua vida: obstáculos, doenças, pessoas indesejadas, dificuldades, etc.
No outro escreva tudo aquilo que você quer atrair para a sua vida: saúde, prosperidade, amor, sucesso, etc.
Seja bem específico em seus pedidos e não se esqueça de no final assinar e colocar a seguinte frase: Que tudo isso seja correto e para o bem de todos.
Coloque um pouco de álcool no seu Caldeirão, acenda-o e jogue o primeiro papel, aquele que contém as coisas que você quer afastar, no fogo. Enquanto o papel queima, mentalize o mal sendo afastado. Peça à Deusa e ao Deus que todas as forças negativas sejam anuladas e que o mal seja banido.
Espere o fogo acabar, então coloque um pouco mais de álcool no Caldeirão, tomando o devido cuidado, pois o álcool quando colocado em um recipiente quente evapora e pode entrar em combustão espontaneamente. Jogue então o segundo papel, aquele que contém as coisas que você quer atrair para a sua vida, no fogo. Coloque as folhas de louro nas chamas, sempre mentalizando as boas coisas que você quer atrair para a sua vida.
Quando o fogo acabar, concentre-se na fumaça, provocada pelas folhas, subindo os céus, e peça que seus pedidos se elevem ao mundo dos Deuses.

RITUAL PARA BELTANE:
Uma das mais belas tradições de Beltane é o MAYPOLE, ou MASTRO DE FITAS. Trata-se de um mastro enfeitado com fitas coloridas. Durante um ritual, cada membro escolhe uma fita de sua cor preferida ou ligada a um desejo. Todos devem girar trançando as fitas, como se estivessem tecendo seu próprio destino, colocando-nos sob a proteção dos Deuses.

Maya



Este mês tem a origem de seu nome na Deusa grega Maya, mãe de Hermes. Como maio é o mês das mulheres, uma boa pedida é homenagear a Grande Mãe. Conhecida em algumas culturas como Gaia, ou Terra, a Grande Mãe do princípio da criação.  Na tradição celta, o nome do mês era MAI, e a antiga designação para o dia das maias era Beltane. Celebrava-se a fertilidade da natureza (vegetal, animal e humana) fazendo fogueiras que tinham propriedades curativas e onde as bruxas buscavam proteção saltando nuas sobre as suas chamas.
Na mitologia gregaMAIA, mãe do deus Hermes deu origem ao nome deste mês. Maia, também chamada de MAIUS pelos romanos, era a deusa do calor vital, da sexualidade e do crescimento. Maiana mitologia grega era uma das sete irmãs que, fugindo do gigante Órion, se transformaram na constelação das Plêiades. Era uma ninfa. Com Zeus teve Hermes, o belo mensageiro dos Deuses. A Maia era consagrado o dia 15 de maio. Na tradição romana, Maia talvez seja outra, diferente dessa ninfa da Arcádia, a que personificava o despertar da natureza na primavera e que viria a se transformar na mentora de Mercúrio. Ela é deusa da fecundidade, e da projeção da energia vital. Maia era à ninfa que personificava os lugares frios. Também neste mês comemora-se DIANA, a deusa da Lua e da vida selvagem, e as PARCAS, deusas do destino.
Neste mês, em homenagem a deusa Maia (deusa do fogo que regia o calor vital e a sexualidade), era permitida uma certa liberdade sexual. Posteriormente, na igreja católica esta data foi dedicada à Maria, a rainha do céu e, em lugar dos rituais sexuais da fertilidade, declarou-se maio o mês dos casamentos.
Neste mês, na mitologia eslava, celebrava-se a deusa VILLA (a que muda de forma), era a detentora dos segredos da cura com plantas e ervas. Se alguém queria ser por ela guiada, deveria ir bem cedo a uma floresta fazer um círculo com galhos de bétula, oferecer-lhe uma ferradura e cabelos da crina de uma égua, imitando o relinchar da égua e batendo com o pé direito sobre a ferradura. O suplicante podia chamar a Deusa Villa e, quando ela aparecesse, saudá-la como Grande Irmã e pedir-lhe iniciação dos segredos das ervas.
Não podemos deixar de mencionar a Maya deusa indiana que representa a ilusão em todas as suas manifestações. Era considerada o principio feminino no qual o mundo foi gerado.

Sugestões para o mês de maio:
Neste mês de maio rememore os antigos rituais da união sagrada, das polaridades (o casamento da deusa e do deus). Dedique este mês a buscar a sua harmonia pessoal, conciliando seus opostos, aparando as arestas. Uma data muito especial em maio é o dia 26, comemora-se a deusa Fortuna (deusa romana), senhora do destino dos homens, detentora da energia vital. É o dia propício para reverenciar os espíritos e as deusas da água. Procure um local onde haja água: fonte, rio, mar, cachoeira, lago. Sente-se confortavelmente perto desta e contemple a superfície da água, até atingir um profundo estado de relaxamento. Aí você se conecta com os espíritos da água agradecendo, ofertando-lhes flores, perfumes e moedas.
Que ele seja muito bem-vindo!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário