segunda-feira, 16 de maio de 2016

Karma

O que é Karma?
Karma ou carma significa ação, em sânscrito (antiga língua sagrada da Índia) é um termo vindo da religião budistahinduísta jainista, adotado posteriormente também pelo espiritismo.
Na física, essa palavra é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário", ou seja, para cada ação que um indivíduo pratica vai haver uma reação, dependendo da religião o sentido da palavra pode ser diferente, mas usualmente é relacionada a ação e suas consequências.
A lei do Karma é aquela lei que ajusta o efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. A lei do Karma é imodificável, e é conhecida em várias religiões como “justiça celestial”.
Em sânscrito, karma significa "ato deliberado". Nas suas origens, a palavra karma significava "força" ou "movimento". Apesar disso, a literatura pós-védica expressa a evolução do termo para "lei" ou "ordem", sendo definida muitas vezes como "lei de conservação da força". Isto significa que cada pessoa receberá o resultado das suas ações. É um mero caso de causa e consequência.

AÇÃO E REAÇÃO
Na filosofia e nas religiões indianas, o karma é uma espécie de lei universal de causa e efeito. Ele dita que toda ação tem consequências futuras, que dependem de sua natureza. "De forma mais simples, uma boa ação leva a bons resultados e uma má ação a maus resultados", diz Herman Tull, professor de estudos religiosos da Laffayette College (EUA)

DÍVIDA ETERNA
Como a crença indiana prevê o renascimento após a morte, o karma vai bem além do ditado "Aqui se faz, aqui se paga". A relação entre ação e resultado pode durar por mais de uma vida, e o sofrimento de cada pessoa é determinado pelas ações em uma (ou mais) vida(s) anterior(es). Quem age da forma correta consegue se libertar da carga acumulada pelas suas vidas pregressas
BEM MAIOR
Escrita também com c na língua portuguesa, a palavra karma vem do sânscrito (língua indiana antiga) e, ao pé da letra, significa ação. Ela já aparecia em textos indianos bem antigos, escritos entre os anos 1000 e 700 antes de Cristo, que falavam sobre rituais de sacrifícios. Acreditava-se que, como consequência do ato, era possível conquistar riqueza e até mesmo "um lugar no céu"
IDEIA UNIVERSAL
O karma está presente nos textos religiosos e filosóficos de todas as religiões da Índia, como hinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo. A ideia de que colhemos o que plantamos também aparece em outras religiões, como o cristianismo e o judaísmo, que não acreditam, porém, na reencarnação. Mas o conceito extrapolou a prática religiosa e se tornou uma forma de explicar sorte e azar no cotidiano.
Lei Tríplice e o Karma
Lei Tríplice ou Lei de Três, comumente usada na Wicca, é a única lei desta religião, que dita: "Tudo o que fizeres voltará em triplo para ti", ou "Tudo aquilo que fizer retornará a você nesta vida multiplicado por três", sendo aplicada tanto na própria execução da mesma, quanto nos aspectos gerais da vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário