terça-feira, 10 de maio de 2016

Handfasting ♥

Muitos casais pagãos optam por ter um ritual handfasting em vez de uma cerimônia de casamento tradicional. Em alguns casos, pode ser simplesmente cerimonial..--um par declarar seu amor um para o outro sem o benefício de uma licença do estado. Para outros casais, eles  podem ser amarrados com um certificado de casamento de estado emitido por uma parte legalmente autorizada como juiz de paz. De qualquer forma, torna-se cada vez mais popular, como casais pagãos, estão vendo que existe realmente uma alternativa para não-cristãos que querem mais do que apenas um casamento de tribunal.

Casamentos Irregular e Regular

Nos séculos passados, o handfasting era um costume popular nas Ilhas Britânicas. Nas zonas rurais, poderia   levar semanas ou até meses para um clérigo (pessoas do clero) concederem e realizarem tais cerimônias, então casais aprenderam a fazer concessões. Um handfasting era o equivalente à lei-comum de hoje. Algo como um casal apertarem as mãos e serem declarados casados.
Geralmenteisto era feito na presença de uma testemunha ou várias testemunhas. Na Escócia, casamentos foram considerados o escritório da igreja até 1560, quando o casamento se tornou uma questão civilao invés de um sacramento da igreja. Após esse tempo, os casamentos eram divididos em casamentos "regulares" e "irregulares".

Um casamento regular teve lugar quando proclamações foram lidas, seguido por um clérigo exercendo as funções da cerimônia. Um casamento irregular poderia realizar-se em uma das três maneiras: uma declaração pública pelo casal que eram um casal, seguido da consumação da relação, por mútuo acordo, ou simplesmente por viver juntos e ser reconhecido como um casal. Enquanto todo mundo estava acima da idade de consentimento (12 anos para noivas, 14 anos para noivos) e não muito intimamente relacionado, casamentos irregulares foram geralmente considerados tão válidos como um casamento normal.

Um conceito antigo, novas ideias.

A palavra "handfasting" caiu no esquecimento por muitos anos. Na década de 1950,quando as leis de bruxaria  foram revogadas na Inglaterra, vários ocultistas e bruxas incluindo Gerald Gardner e Doreen Valiente - procuram por um termo não-cristãos para suas cerimônias de casamento. Instalaram-se na palavra "handfasting", e o conceito foi ressuscitado dentro do movimento neopagão.

O termo real "handfasting" vem da tradição do casal cruzarem os braços e juntarem as mãos basicamente criando o símbolo do infinito (um número oito) com as mãos. Nas cerimônias neo pagãs, a pessoa do clero realiza a cerimônia e junta as mãos do casal com um fio ou fita durante o ritual. Em algumas tradições,o fio permanece no lugar até que o casal consuma o casamento. Enquanto algumas pessoas podem optar por ter seu handfasting sendo uma ligação   permanente, outros podem declarar que seja válido para "um ano e um dia", e nesse ponto eles irão reavaliar a relação e determinar se deseja continuar ou não.
RITUAL HANDFASTING

A cerimônia de casamento apresentada a seguir é um rito de comprometimento de ligação espiritual, não legal.

Antes da cerimônia é importante que toda a área onde será realizado o compromisso seja consagrada com sal, água, e qualquer INCENSO purificador, como o de cedro, líbano, sálvia ou sândalo.

Monte o altar e coloque nele tudo que será necessário para a cerimônia:

- Duas VELAS brancas;
- Um incensório;
- Um prato com sal e terra;
- Um SINO de latão;
- Uma vareta;
- Um punhal ou espada cerimonial;
- Um CÁLICE com água;
- Uma xícara com ÓLEO de ROSA para consagração;
- Um CRISTAL de quartzo As alianças de casamento;
- Duas cordas brancas;
- Uma VASSOURA de palha;
- Vinho;
- Bolo de Compromisso.

Supondo que você é uma Alta Sacerdotisa (ou Sacerdote), trace um círculo na sentido horário usando um punhal ou uma espada cerimonial, e após cada convidado ter sido abençoado com saudações e incenso, faça soar o SINO do altar para dar início à cerimônia.

O noivo e a noiva devem entrar de mãos dadas no círculo que você confeccionou.

Abençoe-os novamente com INCENSO e saudações e coloque-os de frente para você e o altar (norte), enquanto os convidados para o casamento estarão reunidos em torno do perímetro do círculo, dando-se as mãos para formar uma corrente humana.

De frente para o noivo e para a noiva, levante as suas mãos para o céu e diga:

"NESTE SAGRADO CÍRCULO DE LUZ REUNIMO-NOS EM PERFEITO AMOR E PERFEITA VERDADE.

OH DEUSA DO AMOR DIVINO, EU TE PEÇO QUE ABENÇOES ESTE CASAL, O SEU AMOR E SEU CASAMENTO PELO TEMPO EM QUE VIVEREM JUNTOS NO AMOR.

POSSA CADA UM DESFRUTAR DE UMA VIDA SAUDÁVEL, CHEIA DE ALEGRIA, AMOR, ESTABILIDADE E FERTILIDADE."

Segure o prato com sal ou TERRA diante deles para que os dois coloquem a mão direita sobre o mesmo, enquanto você diz:

"ABENÇOADOS SEJAM PELO ANTIGO E MÍSTICO ELEMENTO TERRA.

QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA SUA GLÓRIA ABENÇOE-OS COM AMOR, TERNURA, FELICIDADE E COMPAIXÃO PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS."

Coloque novamente o prato sobre o altar.

O casal deverá se voltar para o leste.

Soe o SINO do altar três vezes e então envolva-os com o INCENSO e diga:

"ABENÇOADOS SEJAM PELA FUMAÇA E PELO SINO SÍMBOLOS DO ANTIGO E MÍSTICO ELEMENTO AR ."

Coloque novamente o INCENSO no altar.

O casal deverá agora se voltar para o sul.

Dê a cada um uma VELA branca, a qual deverão segurar com a mão direita.

Acenda as velas, pegue a vareta do altar e segure-a acima dos dois enquanto diz:

"ABENÇOADOS SEJAM PELA VARETA E PELA CHAMA, SÍMBOLOS DO ANTIGO E MÍSTICO ELEMENTO FOGO .

QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA SUA GLÓRIA ABENÇOE-OS COM HARMONIA, VITALIDADE , CRIATIVIDADE E PAIXÃO PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS."

Coloque novamente as VELAS e a vareta no altar.

O casal deverá se voltar para o oeste.

Tome o CÁLICE com ÁGUA e salpique algumas gotas sobre a cabeça deles, enquanto diz:

"ABENÇOADOS SEJAM PELO ANTIGO E MÍSTICO ELEMENTO ÁGUA.

QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLÓRIA ABENÇOE-OS COM A AMIZADE, A INTUIÇÃO, O CARINHO E A COMPREENSÃO PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS."

Coloque o CÁLICE com ÁGUA novamente no altar.

Unte a testa deles com o ÓLEO de ROSA e segure o CRISTAL de quartzo sobre eles, como símbolo sagrado do reino espiritual, enquanto diz:

"QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA SUA GLÓRIA ABENÇOE-OS COM A UNIÃO, HONESTIDADE E CRESCIMENTO ESPIRITUAL PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.

E QUE A MAGIA DO SEU AMOR CONTINUE A CRESCER PELO TEMPO QUE PERMANECEREM JUNTOS NO AMOR, POIS O SEU CASAMENTO É UMA UNIÃO SAGRADA DOS ASPÉCTOS FEMININO E MASCULINO DA DIVINDADE."

Coloque o CRISTAL novamente no altar e consagre as alianças do casamento com uma pitada de sal e gotas de água, enquanto diz:

"PELO SAL E PELA ÁGUA EU PURIFICO E LIMPO ESTES BELOS SÍMBOLOS DO AMOR.

QUE TODAS AS VIBRAÇÕES NEGATIVAS, IMPUREZAS E OBSTÁCULOS SEJAM AFASTADOS DAQUI!

E QUE PENETRE TUDO O QUE É POSITIVO, TERNO E BOM.

ABENÇOADAS SEJAM ESTAS ALIANÇAS NO NOME DIVINO DA DEUSA. ASSIM SEJA."

O noivo coloca a aliança no dedo da noiva, e ela por sua vez coloca a aliança no dedo dele.

Agora podem trocar as promessas que escreveram com suas próprias palavras antes da cerimônia.

Após o casal haver proferido suas promessas de amor, consagre as cordas brancas da mesma maneira que fez com as alianças e então segurando-as lado a lado, faça com que o homem e a mulher segurem uma extremidade e dêem um nó enquanto expressam seu AMOR um pelo outro.

Amarre-as pelo meio e diga:

"PELOS NÓS NESTA CORDA SEJA O SEU AMOR UNIDO."

Pegue a corda com os nós e amarre juntas às mãos do noivo e da noiva.

Visualize uma luz branca de energia da Deusa e de proteção circundando o casal, enquanto suas auras se unem em uma só e todos os presentes à cerimônia emitem energia, cantando repetidamente com alegria.

"AMOR! AMOR! AMOR!"

Após haver centralizado o poder trazido para os noivos e para o casamento deles, permaneça alguns minutos em silêncio e depois retire a corda das mãos deles, dizendo:

"PELO PODER DA DEUSA E DE SEU CONSORTE EU OS DECLARO MARIDO E MULHER PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.

QUE VIVAM JUNTOS NO AMOR.

ASSIM SEJA."

Os convidados agora podem aclamar, aplaudir e congratular-se com os recém-casados.

Agradeça à Deusa e ao Deus e desfaça o círculo.

Coloque a VASSOURA de palha horizontalmente no chão e faça com que os noivos pulem por cima dela juntos e de mãos dadas.

Termina assim o RITUAL pagão de compromisso, que deve ser festejado por todos com vinho consagrado e bolo de compromisso, que é tradicionalmente partido com a espada cerimonial do coven.

Nenhum comentário:

Postar um comentário