quinta-feira, 31 de março de 2016

Jogo de Búzios

Jogo de búzios é um oráculo usado dentro das religiões de matriz africana, que por meio da interpretação de suas caídas juntamente a intuição do sacerdote ou sacerdotisa, possibilita obter respostas sobre a vida do consulente. Através do jogo de búzios é que é possível obter respostas dos orixás. Os orixás irão responder o porquê você passou por tal situação, o que está passando, os possíveis "caminhos", rumos que a sua vida pode tomar e o que você pode fazer para se caso sua vida estiver "trancada", abrir os caminhos ou como resolver qualquer outro mal que esteja perturbando sua vida.
Então através do jogo, o orixá irá mostrar ao sacerdote quais os trabalhos que deverão ser feitos para que essa pessoa melhore e também oferendas que precisam ser feitas pelo consulente.
Por que o orixá "pediria" oferendas? Simplesmente para te ajudar, quando agradamos ao orixá, estamos nos reconectando a energia dele, no caso. Dependendo de qual seja o orixá a qual precisaremos fazer oferenda, será porque a energia deste está em falta na nossa vida. Exemplo: Estou mal na minha vida amorosa. Farei uma oferenda a Oxum e Yemanjá para quem me ajudem nessa questão, vou me conectar a energia dessas deusas para que elas me iluminem nesse momento, ajudem.
Quem pode jogar os búzios? O jogo de búzios é exclusivo das religiões de matriz africana. Exemplo: Candomblé e Batuque. Que são as religiões mais conhecidas de culto aos orixás no Brasil, por isso citei.
O jogo de búzios da parte apenas das religiões onde apenas se cultuam aos orixás. Na Umbanda não existe jogo de búzios. Alguns terreiros de Umbanda possuem o jogo de búzios pelo fato de que a casa tem Nação (Batuque). Um culto aos orixás que é tocado a parte. Porém na Umbanda, não há.
Para jogar os búzios é necessária a feitura (coisa que não há na Umbanda), um longo tempo dentro do "santo", várias obrigações feitas e merecimento de receber esse axé, o axé de búzios. Quando esse filho fica pronto dentro do culto, ele recebe o seu axé.
Dá pra aprender através de livros e cursos?
Não. É algo que faz parte de uma tradição. É passado pelo babalorixá filho. E requer tudo que já citei. Possui fundamentos que não são revelados.
Alguns podem ter aprendido a interpretar algumas caídas por observar... Mas só terá o axé para jogar, quem passar por toda preparação.
Bjs bruxinhos e bruxinhas...BLESSED BE ...)o(...

Nenhum comentário:

Postar um comentário